Quem está em um compromisso de longa data, normalmente, está na expectativa de que se torne algo mais sério, caminhando para um noivado e um casamento, não é? Ou já recebeu o pedido e tem a grande dúvida: Ganhei um anel de noivado: qual mão uso ele agora?
Bem, não se preocupe, isso é muito comum de acontecer, nem todas as pessoas conhecem em qual dedo e mão os diferentes tipos de anéis e alianças devem ser usados. Cá entre nós, é um pouquinho confuso mesmo.
É para isso que a Céu de Prata está aqui! Sempre pronta para mostrar as novidades do mundo dos acessórios e – claro – ensinar um pouquinho sobre cada. Quer saber como usar o lindo anel? Então, não tire os olhos do post!
Anel de noivado: saiba mais sobre a história da tradição
Existem diferentes tipos de anéis, mas os mais apreciados e desejados são o de noivado e o de casamento. Usar uma joia de noivado, para os casais, representa um ato de amor, de companheirismo e reafirma o desejo de estarem juntos.
A história desse símbolo começa no Egito Antigo, o formato circular da joia representava o laço eterno entre duas pessoas.
Assim, a prática se alastrou pelas outras civilizações, fazendo-se presente entre os povos gregos. Mas, com eles, houve uma pequena descoberta: o magnetismo do dedo. O quarto dedo da mão esquerda, carinhosamente apelidado de anelar, possui uma veia que se encaminha até o coração.
A partir disso, eles adotaram o uso de um anel feito com ferro imantado, dessa forma os corações do casal estariam sempre ligados e atraídos. Romântico, não é?
A prática, pouco tempo depois, tornou-se, na Roma, uma tradição de cunho católico, quando o Papa Nicolau I deixou instituído que usar aliança era um ato de amor e afirmação entre os noivos, algo obrigatório e que se estende até o período atual.
Mesmo com a perpetuação do ato, é comum que haja dúvidas a respeito de qual mão colocar o anel ou a aliança, como preferir chamar.
Qual mão eu uso o anel de noivado?
Em nosso país, seguindo a tradição da veia que leva até o coração, é costume que o noivo coloque o anel na noiva em seu anelar da mão esquerda. O ato significa que ambos estão comprometidos e aguardam o tempo de casar.
Esse anel ficará ali até a troca pela aliança de casamento, que, por fim, torna-se presença constante na mão do marido e da esposa. A joia do noivado pode continuar sendo usada no mesmo dedo e fica super charmoso, principalmente se combinado com a aliança.
Esses anéis são, também, conhecido como anéis solitários. São jóias lindas, glamourosas e muito brilhantes que carregam uma pedra no seu topo e valorizam qualquer look.
Vale ressaltar que um anel é diferente da aliança de noivado, por isso não são usados na mesma mão. Se o pedido for feito com uma aliança, ela precisa continuar na mão direita, no lugar da aliança de namoro, e só após o matrimônio ser usada na esquerda
E na hora do casamento, o que fazer? Tiro? Entro com ele?, é totalmente possível que a noiva entre com o seu anel de noivado, mas desde que ele esteja na mão direita, a outra precisa receber a aliança e, portanto, deve estar vazia.
E o homem, fica sem anel?
Essa também tem sido uma das dúvidas do casal. Afinal, se o noivo dá um solitário e não usa nada, como o laço será evidenciado? Não se preocupe, o noivo pode optar por manter a aliança de namoro.
Mas, caso não seja um incômodo entre o casal, ele também pode ficar sem e deixar a mão livre para usar a aliança definitiva no grande dia.
Gravação: o que colocar na aliança?
Se a opção de vocês for por usarem a aliança definitiva, ou seja, a do matrimônio, é importante não gravarem logo de cara a data ou os nomes. Não porque o compromisso não pode ser selado, mas imprevistos acontecem.
E se, de repente, aconteceu algo e não conseguirem casar naquela data que está gravada no interior? Haveria todo o trabalho de polir para tirar, o que pode interferir na largura da peça.
Por isso, antes de chegar o grande dia, vocês devem levar a peça no local em que a compraram para que a data seja gravada e o nome, caso prefiram assim, ou qualquer outra coisa que seja especial para o casal. Nesse momento, o joalheiro aproveitará para polir e deixá-la pronta.
A história e a prática são muito interessantes, não é? Além de terem uma grande importância nos relacionamentos.
Para mais conteúdos sobre joias de compromisso, acessórios, símbolos exotéricos e muito mais, fique sempre ligada nos conteúdos do nosso blog, até a próxima!