Entenda o que é a prata 925 e como diferenciá-la

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

A prata é bem mais que a nossa matéria prima preferida para os acessórios que a gente tanto ama: é um dos materiais mais queridos e buscados durante toda a história da humanidade, um poderoso símbolo alquímico que foi fundamental para o nosso desenvolvimento como espécie, tanto no início das civilizações como na atualidade.

acessório em prata 925

Mas antes de tudo, a prata é sempre lembrada pela sua beleza e versatilidade. E um dos maiores produtos dessa versatilidade toda certamente é a prata 925, um dos tipos mais importantes para a moda. Neste post especial, você vai aprender o que é prata 925 e como diferenciar os principais modelos utilizados no mundo das jóias. Confira!

Afinal, o que é prata 925?

A prata 925, também chamada de prata esterlina ou prata de lei, é uma liga metálica com pureza de 92,5% de prata e 7,5 de outros materiais.

É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental por ser fácil de ser riscada, manchada e entortada.

mulher vestindo brincos e anéis de prata 925

Com o implemento de outros componentes, a prata 925 se torna uma liga mais dura e brilhante, sendo perfeita para a manipulação nos mais diversos tipos de ornamentação: é leve, não oferece risco de irritações à pele, é ótima para a gravação e entalhamento, tem ótimo brilho, uma dureza ideal para ser usada como jóia sem acumular riscos e é de fácil manutenção. Tudo de bom!

O uso de prata 925 é mais antigo do que podemos imaginar, e não se restringe apenas à criação de peças como berloques, colares e pulseiras – ela foi usada na cunhagem de moedas milenares, peças de alta classe, da China antiga à Europa Medieval.

O termo “prata de lei” tem relação com o período colonial das Américas. Com o grande volume de mineração de prata no América, a produção de peças de prata começou a ser regulamentada para manter sua pureza, e foi o rei de Portugal, Dom Afonso II, que decretou um nível mínimo de pureza de 80%.

Diferença entre prata 925 e prata 950

Outro tipo popular de prata de lei é a prata 950, que assim como a sigla que define o que é prata 925, o número se refere aos 95% de pureza da peça.

Ambas as peças possuem muito requinte, mas as principais diferenças entre elas dizem respeito à maleabilidade – as peças 950 são um pouco mais maleáveis, riscam com mais facilidade e costumam não receber tantas formas variadas quanto as peças 925.

mulher usando colar de prata

Outro detalhe que as diferencia é o escurecimento: por se tratarem de materiais nobres, elas não enferrujam, mas passam por um escurecimento natural com o passar do tempo, causado pelo acúmulo de sulfeto de prata gerado pela oxidação e a reação com o pH do suor, por exemplo.

As pratas 950 costumam escurecer mais, mas isso não é motivo para preocupação: você pode sempre limpar suas peças de prata de maneira prática em casa.

A prata 925 é muito empregada na confecção de peças com detalhes especiais e delicados, especialmente alianças de compromisso.

Como identificar uma prata verdadeira?

Como dissemos, a prata pura é altamente maleável, e você pode fazer alguns testes interessantes nela, como dar uma leve apertada para o lado e ver se a peça se deforma e depois retorna ao lugar. Manuseie com cuidado, apenas para testar.

anel ponta do dedo de prata 925

Peças com uma composição menos pura podem não ter tanta flexibilidade, mas existem mais maneiras de testá-las:

A prata não apresenta cheiro algum, e mesmo as composições de lei, como a prata 925 e 950, têm um alto nível de pureza. Se a peça apresentar um cheiro característico de metal e ferrugem, a peça certamente possui um nível muito pequeno de pureza e não é genuína.

Por a prata ser relativamente sensível à manchas, outra forma de testá-la é pingar algum químico, como água sanitária, e observar se causa alguma reação na superfície, como uma pequena mancha. Não se preocupe, depois você pode limpar a peça de novo.

Outros testes mais profundos podem ser elaborados por profissionais, com reagentes químicos adequados para identificar, inclusive, seu nível médio de pureza.

Comprar de lojas e fornecedores confiáveis pode te fazer economizar alguns minutos na verificação da qualidade da sua prata. Antes de se aventurar na realização dos testes que indicamos aqui, recomendamos sempre que verifique as recomendações do vendedor e pergunte se sua peça possui certificado de garantia.

Curtiu conhecer mais sobre a prata 925? Ela é fenomenal e extremamente versátil para o mundo da moda. A Céu de Prata trabalha apenas com pratas 925, e produz a maior variedade de peças para você colecionar e se apaixonar. Confira nossa variedade e qualidade em nossa loja online e aproveite as condições especiais que preparamos! 😉

Photo of author

Autor: Céu de Prata

2 comentários em “Entenda o que é a prata 925 e como diferenciá-la”

  1. Amei receber esse tipo de conteúdo no meu email como é bom adquirir mais conhecimentos sobre o que tanto amoooo…pratas ❤ Que venham mais email assim.

    Responder

Deixe um comentário