Tipos de brincos: conheça principais e características!

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Os brincos são um dos acessórios mais usados pelas mulheres, afinal, para cada ocasião, há um tipo de brinco que casa perfeitamente para que elas fiquem ainda mais belas.

E os modelos de brincos possuem características específicas que os diferenciam e fazem com que sejam mais recomentados para determinadas ocasiões. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com todos os tipos de brincos da atualidade para você ficar por dentro e escolher os seus preferidos para montar looks incríveis para diversas situações. Confira!

1. Brincos Stud

Traduzido do inglês, o termo “Stud” significa “Pino” ou “Tacha” e o que caracteriza esse tipo de brinco é que eles são menores e ficam bem próximos ao lóbulo da orelha. Os studs são muito populares, sendo um dos modelos mais usados no dia a dia, visto que eles são mais discretos na orelha.

Como falamos, são brincos menores e os modelos mais comuns são os brincos de ponto de luz e os clássicos brincos de pérolas. Apesar do tamanho pequeno, saiba que eles também podem ser usados em ocasiões mais chiques, desde que você encontre modelos com pedras preciosas e faça combinações interessantes com os colares, por exemplo.

2. Brincos de Argola

Os brincos de argola são autoexplicativos, afinal, são joias em formato de argolas para serem usadas na orelha. Eles são clássicos na história da moda. Relatos indicam que esse tipo de brinco é usado desde 2.500 A.C. e seu uso era associado à riqueza, ao poder e ao luxo.

Orelha de mulher utilizando brinco do tipo argola

Desde então, a peça vem sendo constantemente reinventada para atender às demandas de moda atuais com detalhes que enriquecem esses brincos.

Por outro lado, as argolas convencionais, com aros lisos em um material que pode ser a prata, o ouro ou outro composto metálico, por exemplo, em diferentes tamanhos, são universais e atemporais e ainda são os mais usados no mundo todo.

Atualmente, existem diversos novos modelos com detalhes incríveis para compor looks interessantes e versáteis para diversas ocasiões.

Por isso, os brincos de argola podem ser opções para as ocasiões que exigem muita elegância, como um casamento ou uma festa de formatura, ou também para um office look mais básico no dia a dia, não acha?!

3. Brincos de Gota

O brinco de gota é também um modelo mais clássico e se encaixa em diversos looks e ocasiões, que podem ser escolhidos de acordo com o tamanho do brinco. Os menores vão bem nas produções mais casuais, enquanto que os maiores podem ser aproveitados em looks mais sofisticados.

Cinco tipos de brincos de gota de cores variadas em mão de pessoa.

O formato da gota é clássico e vai muito bem em produções em qualquer segmento de estilo, principalmente para pessoas que optam por adotar estilos mais clássicos e atemporais.

Por isso, os brincos pequenos de gota são aqueles modelos mais básicos para o dia a dia. Já os brincos grandes de gota são joias mais refinadas amplamente usados em ocasiões mais formais ou nos looks de festa. Escolha um brinco de gota para você e arrase nas produções!

4. Ear Cuffs

Os ear cuffs têm como principal característica ser uma joia que se encaixa no contorno do lóbulo da orelha, diferentemente de outros brincos. O ear cuff é um modelo que sobe sentido ao topo da orelha, justamente pelo seu formato que segue o padrão dela.

Orelha de mulher com vários brincos

São modelos de brincos modernos perfeitos tanto para os looks mais casuais quanto para as ocasiões que exigem uma produção mais chique, como um casamento, por exemplo, até mesmo para as noivas.

Esse brinco é muito atual e se ajusta a diferentes ocasiões, afinal, existem modelos de ear cuffs com diferentes padrões, desde modelos mais básicos para o dia a dia até versões para situações mais formais, com pedrarias.

5. Brincos Cascata

O brinco cascata tem como principais características serem grandes e possuírem várias pedras ou outros artefatos pendurados, formando uma “cascata”. Alguns modelos são chamados de brincos de franja.

Eles caem perfeitamente em visuais mais sofisticados em que os brincos terão destaque nos looks, já que eles possuem diversas camadas, sendo uma joia verdadeiramente deslumbrante.

6. Brincos de Pêndulos

Os brincos de pêndulos, ou brincos drop earrings, possuem pêndulos, geralmente, com pedras penduradas, criando um visual super elegante e dando bastante destaque para os looks. Eles podem ter apenas uma ou várias pedras penduradas, confeccionados em prata ou folheados a ouro.

E mais, os pêndulos podem ser de vários tamanhos. Os maiores são muito usados em looks mais formais ou de moda festa, excelentes opções para as ocasiões especiais, como formaturas e casamentos.

7. Brincos Ear Hooks

Traduzindo o “Hook” do inglês temos “gancho”, que faz referência justamente ao formato de como esse tipo de brinco fica enganchadinho na orelha. A maioria dos ear hooks possuem um pino centralizado e tarraxas que, quando presas aos lóbulos, ficam bem similares a um piercing.

O que diferencia os ear hooks dos ear cuffs, por exemplo, é o posicionamento em que a peça é encaixada no lóbulo da orelha. Então, para ser considerado um ear hook, a joia deve estar pendurada na orelha na parte interna do lóbulo e é justamente essa posição do brinco que determina o modelo.

Embora seja um brinco com características requintadas e chiques, o ear hook também pode ser uma opção para o dia a dia, basta apostar nos modelos menores e mais discretos.

8. Brincos Ear Jackets

Os brincos ear jackets são modelos minimalistas, já que eles são pensados nos mínimos detalhes e têm como principal característica as pedras, o pêndulo ou pingentes na parte detrás do furo da orelha, onde ficaria a tarraxa, assim, as partes da frente e de trás se completam em um modelo de brinco único.

Brinco de prata em fundo branco

Em resumo, trata-se de um brinco stud com um plug que é alocado na parte de trás do lóbulo da orelha, fixado como uma tarraxa. Ou seja, a aparência desse brinco é brinco-orelha-brinco, sendo um modelo de joia que deixa qualquer look mais interessante.

9. Brincos Chandelier

Os brincos chandelier são modelos statements que remetem a um lustre repletos de pedras preciosas, sendo brincos grandes para compor looks poderosos, alguns dizem até que são as joias ideais para as produções dramáticas.

Brinco de prata dentro de embalagem azul

O nome chandelier remete aos sofisticados lustres clássicos, então, você já pode imaginar peça como verdadeiros destaques nos looks, por isso, são amplamente usados durante eventos mega especiais, que pedem um dress code com uma boa dose de elegância e refino!

10. Brincos Fusion


Por último, temos os brincos fusion que são joias extremamente belas e elegantes, diferentes das demais. O diferencial desses brincos está justamente na sua confecção com pedras que são chamadas de Fusion.

Essas pedras são, na verdade, cristais naturais mesclados com cristais sintéticos que apresentam ranhuras e craquelados, formando peças que se assemelham às joias preciosas autênticas.

Possuem aparência viva com uma dose misticidade por conta das cores diferenciadas das gemas translúcidas, trazendo até mesmo a possibilidade de confecção de peças exclusivas sob encomenda com joalheiros especialistas neste tipo de joia.

Apesar de apresentarem um ar de sofisticação, dependendo do tamanho da pedra e do design dos brincos fusion, eles podem brilhar em looks para qualquer ocasião.

Então, esses são os principais tipos de brincos que você encontrar atualmente e esperamos que possa se guiar nesse conteúdo para escolher os brincos mais adequados para cada ocasião quando estiver montando seus looks.

Agora que você conhece os modelos, leia também sobre como organizar seus brincos para não perdê-los mais!

Photo of author

Autor: Céu de Prata

Deixe um comentário