Que as joias em prata são nossas favoritas, isso não é surpresa pra ninguém. Mas não podemos negar que essas lindezas precisam sim de um cuidado todo especial. Para permanecerem sempre novinhas e prontas para nos acompanhar em qualquer ocasião é importante entender como limpar joias de prata da forma certa.
Como já ensinamos no IGTV lá no nosso Instagram: @céudepratas, devemos ter alguns cuidados na hora de usar os brincos, as pulseiras e colares. Esses cuidados são tão importantes quanto aqueles que tomamos na hora de limpá-los. A prata é um material duradouro, mas mesmo assim sua resistência está ligada a como cuidamos e conservamos nossas joias favoritas.
Chega de ter de “aposentar” uma joia porque ela está escura e sem vida, as suas joias merecem desfilar por aí e ornamentar seus looks. Para te ajudar a manter uma rotina de limpeza das suas joias em prata, separamos alguns truques e dicas infalíveis para mantê-las sempre brilhantes. Então, fica de olho e vem conferir!
Truques caseiros e como limpar joias de prata sem problemas!
O mercado atual já oferece alguns produtos específicos para limpeza de joias e objetos em prata. Mas se a sua intenção é manter suas joias conservadas sem gastar muito, existem alguns truques caseiros que funcionam super bem e ainda ajudam a economizar aquela graninha.
Pasta de dente: limpa os dentes e as joias
Pois é, fazer uso da pasta de dente é um dos truques mais conhecidos para limpar brincos e colares em prata, mas apesar de ser estranho, ele realmente funciona em casos onde a sujeira é mais superficial. A opção que realmente funciona é o creme dental branco, fique atento!
Na composição da maioria dos cremes dentais existe o bicarbonato de sódio e outros elementos abrasivos, que são eficazes para realizar a limpeza e devolver o brilho de superfícies maciças. Para iniciar o passo a passo, separe uma esponja, um pano ou uma escova nova e macia para evitar arranhões nas joias.
Com um pouco de pasta aplicada na superfície do suporte escolhida, esfregue gentilmente a joia por completo, sem deixar nenhum cantinho de fora. Mas lembre-se: não é necessário exagerar na quantidade de pasta. Quando finalizar, retire toda a substância com água e sabão, após isso deixe secar em um local arejado.
Para garantir um brilho extra às joias, é possível utilizar a flanela mágica da Céu de Prata, mas deixe-as secarem bem antes.
O método mais eficiente também é muito simples!
Apesar do truque da pasta de dente ser prático e rápido, o banho em bicarbonato de sódio continua sendo o método mais eficiente para limpar joias básicas e superfícies lisas em prata.
Mesmo que esse seja um método seguro de limpeza, todo cuidado é pouco para garantir a durabilidade de suas joias em prata. Não exagere nas quantidades do produto e no número de vezes que essa limpeza é feita. O banho em bicarbonato feito de forma excessiva pode danificar detalhes muito pequenos e até mesmo pontos brilhantes.
Para começar, misture duas colheres de café de bicarbonato e uma de sal em um tigela de alumínio com meio litro de água. Antes de levar essa mistura ao fogo, mergulhe joias pequenas como brincos, cordões, pingentes, pulseiras e anéis embrulhadas em papel alumínio. Logo após ferver, desligue o fogo e mantenha as joias ali por alguns minutos.
Após esse tempo, retire as joias da solução e posicione todas elas em uma superfície arejada para secar. O brilho e a coloração original voltam sem esforço, mas é necessário prestar atenção no tempo para que elas não sejam danificada. Fique de olho!
Para joias cheias de detalhes especiais!
A limpeza com papel alumínio é a opção mais indicada para renovar o brilho de joias em prata com muitos detalhes e fendas. Já que esses detalhes são mais difíceis de acessar com esponjas ou escovas. A reação acontece quando o papel alumínio entra em contato com a água e libera substâncias que devolvem a aparência das joias na mesma hora.
Em um recipiente de vidro, adicione água e alguns pedaços de papel alumínio picado e leve a mistura ao fogo. Deixe o líquido ferver por cerca de vinte minutos ou até a prata clarear completamente. Em seguida, basta desligar o fogo e esperar as joias se limparem totalmente para retirar tudo da água.
Lave todas as joias com água corrente e seque bem cada uma delas com um pano ou flanela macia. Para garantir que as joias estejam bem secas, posicione-as em uma superfície arejada e deixe por alguns minutos até que toda a água seja liberada.
Armazenar da forma certa também faz parte da limpeza!
A forma certa de organizar e armazenar suas joias em prata também pode fazer grande diferença na hora de mantê-las limpas e brilhosas. Deixar colares, brincos, pulseiras e pingentes bagunçados não favorece em nada da durabilidade das joias, por isso, encontre um lugar certo para cada uma delas.
Mantenha suas joias em um local seco e arejado, de preferência guarde-as em um porta-joias que possua um espaço para cada joia. Esse tipo de porta-joias garante que suas joias não enrolem e risquem umas às outras. Para brincos e berloques pequenos, prefira os saquinhos plásticos unitários na hora de manter tudo organizado.
Apesar da prata ser muito resistente, o processo de oxidação é natural. Por isso, esse processo pode ocorrer no contato com o suor, com a água de piscina, e até mesmo com um alto teor de ácido úrico. Armazená-las da forma correta também é proteger suas joias desse efeito natural do tempo.
Gostou das dicas? Elas foram pensadas para te ajudar a encontrar a melhor forma de limpar suas joias em prata sem danificar ou perder o brilho no processo. A Céu de Prata é especialista no assunto, então pode confiar e escolher o método que mais se encaixa nas suas necessidades!
Conheça as novidades do nosso site, esteja sempre antenada no mundo da moda e já que está aqui, que tal aprender mais sobre as melhores tendências?
Te vejo no próximo post! Um abraço!