Entenda o que é a prata 925 e como diferenciá-la

Índice

A prata é bem mais que a nossa matéria prima preferida para os acessórios que a gente tanto ama. Ela é um dos materiais mais queridos e buscados durante toda a história da humanidade. Um poderoso símbolo alquímico que foi fundamental para o nosso desenvolvimento como espécie, tanto no início das civilizações como na atualidade. Vamos juntas aprender um pouco mais sobre a Prata 925?

Mas antes de tudo, a prata é lembrada por sua beleza e versatilidade. E um dos maiores produtos dessa versatilidade toda certamente é a prata 925, um dos tipos mais importantes para a moda. Neste post em especial, você vai aprender o que é prata 925 e como diferenciar os principais modelos utilizados no mundo das joias. Confira!

Afinal, o que é prata 925?

A prata 925, também chamada de prata esterlina ou prata de lei. É uma liga metálica com pureza de 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais.

É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental por ser fácil de ser riscada, manchada e entortada.

Anéis de prata 925

Com o implemento de outros componentes, a prata 925 se torna uma liga mais dura e brilhante, sendo perfeita para a manipulação em diversos tipos de ornamentos.

É uma material leve, não oferece risco de irritações à pele. É ótima para a gravação e entalhamento, tem ótimo brilho, uma dureza ideal para ser usada como joia.

O uso de prata 925 é mais antigo do que podemos imaginar. E não se restringe apenas à criação de joias como os berloques, os colares e as pulseiras. Ela foi usada na cunhagem de moedas milenares, peças de alta classe, da China antiga à Europa Medieval.

O termo “prata de lei” tem relação com o período colonial das Américas. Com o grande volume de mineração de prata no América, a produção de peças de prata começou a ser regulamentada para manter sua pureza, e foi o rei de Portugal, Dom Afonso II, que decretou um nível mínimo de pureza de 80%.

Diferença entre prata 925 e prata 950

Outro tipo popular de prata de lei é a prata 950, que assim como a sigla que define o que é prata 925, o número se refere aos 95% de pureza da peça.

Ambas as peças possuem muito requinte, mas as principais diferenças entre elas dizem respeito à maleabilidade – as peças 950 são um pouco mais maleáveis, riscam com mais facilidade e costumam não receber tantas formas variadas quanto as peças 925.

Outro detalhe que as diferencia é o escurecimento: por se tratarem de materiais nobres, elas não enferrujam, mas passam por um escurecimento natural com o passar do tempo, causado pelo acúmulo de sulfeto de prata gerado pela oxidação e a reação com o pH do suor, por exemplo.

As pratas 950 costumam escurecer mais, mas isso não é motivo para preocupação: você pode sempre limpar suas peças de prata de maneira prática em casa.

A prata 925 é ideal para a confecção de joias com detalhes especiais e delicados, especialmente alianças de compromisso.

Como identificar uma prata verdadeira?

Como dissemos, a prata pura é altamente maleável, mas você pode fazer alguns testes interessantes nela, como dar uma leve apertada para o lado e ver se a peça se deforma e depois retorna ao lugar. Manuseie com cuidado, apenas para testar.

É importante descobrir se as suas joias de prata 925 são verdadeiras

Peças com uma composição menos pura podem não ter tanta flexibilidade, mas existem mais maneiras de testá-las:

A prata não apresenta cheiro algum, e mesmo as composições de lei, como a prata 925 e 950, têm um alto nível de pureza. Se a peça apresentar um cheiro característico de metal e ferrugem, a peça certamente possui um nível muito pequeno de pureza e não é genuína.

Por a prata ser relativamente sensível à manchas, outra forma de testá-la é pingar algum químico, como água sanitária, e observar se causa alguma reação na superfície, como uma pequena mancha. Mas não se preocupe, depois você pode limpar a joia de novo.

Outros testes são feitos por profissionais, com reagentes químicos adequados, para identificar o nível de pureza da prata de suas joias.

Então, uma dica é comprar de lojas e fornecedores confiáveis pode te fazer economizar alguns minutos na verificação da qualidade da sua prata. Antes de se aventurar na realização dos testes que indicamos aqui, recomendamos sempre que verifique as recomendações do vendedor e pergunte se sua peça possui certificado de garantia.

Curtiu conhecer mais sobre a prata 925? Ela é fenomenal e extremamente versátil para o mundo da moda. A Céu de Prata trabalha apenas com pratas 925, e produz a maior variedade de peças para você colecionar e se apaixonar. Confira nossa variedade e qualidade em nossa loja online e aproveite as condições especiais que preparamos! 😉

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

plugins premium WordPress