Passo a passo de como limpar suas joias de prata!

Índice

Que as joias em prata são nossas favoritas, isso não é surpresa pra ninguém. Mas não podemos negar que essas lindezas precisam sim de um cuidado todo especial. Para permanecerem sempre novinhas e prontas para nos acompanhar em qualquer ocasião é importante entender como limpar joias de prata da forma certa.  

Como já ensinamos no IGTV lá no nosso Instagram: @céudepratas, devemos ter alguns cuidados na hora de usar os brincos, as pulseiras e colares. Esses cuidados são tão importantes quanto aqueles que tomamos na hora de limpá-los. A prata é um material duradouro, mas mesmo assim sua resistência está ligada a como cuidamos e conservamos nossas joias favoritas.

Chega de ter de “aposentar” uma joia porque ela está escura e sem vida, as suas joias merecem desfilar por aí e ornamentar seus looks. Para te ajudar a manter uma rotina de limpeza das suas joias em prata, separamos alguns truques e dicas infalíveis para mantê-las sempre brilhantes. Então, fica de olho e vem conferir!

Truques caseiros e como limpar joias de prata sem problemas!

O mercado atual já oferece alguns produtos específicos para limpeza de joias e objetos em prata. Mas se a sua intenção é manter suas joias conservadas sem gastar muito, existem alguns truques caseiros que funcionam super bem e ainda ajudam a economizar aquela graninha.

Pasta de dente: limpa os dentes e as joias

Pois é, fazer uso da pasta de dente é um dos truques mais conhecidos para limpar brincos e colares em prata, mas apesar de ser estranho, ele realmente funciona em casos onde a sujeira é mais superficial. A opção que realmente funciona é o creme dental branco, fique atento!

Na composição da maioria dos cremes dentais existe o bicarbonato de sódio e outros elementos abrasivos, que são eficazes para realizar a limpeza e devolver o brilho de superfícies maciças. Para iniciar o passo a passo, separe uma esponja, um pano ou uma escova nova e macia para evitar arranhões nas joias. 

Com um pouco de pasta aplicada na superfície do suporte escolhida, esfregue gentilmente a joia por completo, sem deixar nenhum cantinho de fora. Mas lembre-se: não é necessário exagerar na quantidade de pasta. Quando finalizar, retire toda a substância com água e sabão, após isso deixe secar em um local arejado. 

Para garantir um brilho extra às joias, é possível utilizar a flanela mágica da Céu de Prata, mas deixe-as secarem bem antes.

O método mais eficiente também é muito simples!

Apesar do truque da pasta de dente ser prático e rápido, o banho em bicarbonato de sódio continua sendo o método mais eficiente para limpar joias básicas e superfícies lisas em prata.

Mesmo que esse seja um método seguro de limpeza, todo cuidado é pouco para garantir a durabilidade de suas joias em prata. Não exagere nas quantidades do produto e no número de vezes que essa limpeza é feita. O banho em bicarbonato feito de forma excessiva pode danificar detalhes muito pequenos e até mesmo pontos brilhantes.

Para começar, misture duas colheres de café de bicarbonato e uma de sal em um tigela de alumínio com meio litro de água. Antes de levar essa mistura ao fogo, mergulhe joias pequenas como brincos, cordões, pingentes, pulseiras e anéis embrulhadas em papel alumínio. Logo após ferver, desligue o fogo e mantenha as joias ali por alguns minutos. 

Após esse tempo, retire as joias da solução e posicione todas elas em uma superfície arejada para secar. O brilho e a coloração original voltam sem esforço, mas é necessário prestar atenção no tempo para que elas não sejam danificada. Fique de olho!

Para joias cheias de detalhes especiais! 

limpeza com papel alumínio é a opção mais indicada para renovar o brilho de joias em prata com muitos detalhes e fendas. Já que esses detalhes são mais difíceis de acessar com esponjas ou escovas. A reação acontece quando o papel alumínio entra em contato com a água e libera substâncias que devolvem a aparência das joias na mesma hora.

Em um recipiente de vidro, adicione água e alguns pedaços de papel alumínio picado e leve a mistura ao fogo. Deixe o líquido ferver por cerca de vinte minutos ou até a prata clarear completamente. Em seguida, basta desligar o fogo e esperar as joias se limparem totalmente para retirar tudo da água. 

Lave todas as joias com água corrente e seque bem cada uma delas com um pano ou flanela macia. Para garantir que as joias estejam bem secas, posicione-as em uma superfície arejada e deixe por alguns minutos até que toda a água seja liberada.

Armazenar da forma certa também faz parte da limpeza! 

A forma certa de organizar e armazenar suas joias em prata também pode fazer grande diferença na hora de mantê-las limpas e brilhosas. Deixar colares, brincos, pulseiras e pingentes bagunçados não favorece em nada da durabilidade das joias, por isso, encontre um lugar certo para cada uma delas.

Mantenha suas joias em um local seco e arejado, de preferência guarde-as em um porta-joias que possua um espaço para cada joia. Esse tipo de porta-joias garante que suas joias não enrolem e risquem umas às outras. Para brincos e berloques pequenos, prefira os saquinhos plásticos unitários na hora de manter tudo organizado.

Apesar da prata ser muito resistente, o processo de oxidação é natural. Por isso, esse processo pode ocorrer no contato com o suor, com a água de piscina, e até mesmo com um alto teor de ácido úrico. Armazená-las da forma correta também é proteger suas joias desse efeito natural do tempo.

Gostou das dicas? Elas foram pensadas para te ajudar a encontrar a melhor forma de limpar suas joias em prata sem danificar ou perder o brilho no processo. A Céu de Prata é especialista no assunto, então pode confiar e escolher o método que mais se encaixa nas suas necessidades!

Conheça as novidades do nosso site, esteja sempre antenada no mundo da moda e já que está aqui, que tal aprender mais sobre as melhores tendências?

Te vejo no próximo post! Um abraço!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

plugins premium WordPress