Cristais e Zircônias: entenda as diferenças!

Índice

Os diamantes, os cristais e as zircônias, há muito tempo fazem parte do mundo dos acessórios. Reconhecer as pedras preciosas dentre a quantidade de gemas existentes no mercado está cada vez mais difícil, isso porque o processo de desenvolvimento e manipulação das mesmas está cada dia mais tecnológico. Por isso hoje vamos falar sobre as peculiaridades das zircônias e dos diamantes e em quais estilos de joias essas pedras são mais utilizadas.

As joias nunca saem de moda. Seja representando a cultura de uma civilização antiga, para comemorar aquela ocasião especial ou simplesmente para dar um charme a mais no visual do dia a dia, as diversas peças estão sempre presentes nas nossas vidas.

Elas acompanham os processos evolutivos da sociedade, ganhando novas formas, cores e modificações no processo de produção. Então, toda a indústria vem buscando incansavelmente inovar e trazer o melhor até você.

Conhecendo os diamantes:

Os diamantes naturais se formam a partir do carbono em milhões de anos, por baixo da terra em alta pressão e temperatura. São extraídos de milhões de toneladas de rocha escavadas em grandes fossas abertas, principalmente no Botsuana, Canadá e Rússia. Conhecidas como diamantes em bruto, essas gemas são polidas e cortadas em antes de chegarem a joalherias, oficinas e varejistas.

Seu valor é muito alto, tanto pela raridade, quanto por todo o processo de extração.

No entanto, muitas dessas pedras não possuem a qualidade que os clientes desejam devido as suas imperfeições ou por sua pouca variação de cores. As que possuem alta qualidade são muito raras e com alto custo de mercado. Pensando nisso, a indústria das joias passou a fabricar as pedras sintéticas, tornando o produto mais acessível. Além da fabricação de joias com pouquíssimas falhas e clareza quase perfeita, a produção sintética não contribui com a exploração escrava de diamantes no mundo.

Ao imitar as condições naturais necessárias para o carbono se transformar em diamante. Dessa forma, as máquinas sofisticadas se tornaram capazes de produzir diamantes sintéticos idênticos aos naturais. Sendo assim, é muito difícil diferenciar a olho nu ou até mesmo com métodos tradicionais um diamante sintético para um natural. Afinal, essencialmente eles possuem as mesmas características físicas, químicas e ópticas que suas contrapartes naturais.

O diamante pode ser lapidado de diversas formas, sendo que o formato de brilhante é o mais conhecido. Em geral, possui algumas imperfeições ou pontinhos pretos que a pedra artificial não possui. Normalmente, possui um tom amarelado ou amarronzado, encontrar um diamante incolor é muito raro.

A característica mais marcante é, sem dúvidas, o preço. O quilate do diamante custa, em média, R$4,5 mil reais – valor que pode variar dependendo das características da gema. Em comparação, o quilate das zircônias cúbica fica em torno de R$60. Em razão do preço, o diamante que abastece o mercado joalheiro é reservado apenas à fabricação de joias.

Os “cristais Swarowski” ganharam popularidade mundial como uma imitação do diamante, com beleza e brilho similares a pedra preciosa.

Conhecendo os cristais:

Os cristais se formam a partir da nucleação, ou seja, quando uma substância se dissolve em outra e formam uma estrutura maior. É um fenômeno que não acontece de forma naturalmente no planeta. Por isso, o tcheco Daniel Swarovski inventou uma máquina que revolucionou o processo de corte dos cristais, ao modo que alcança uma precisão extraordinária.

Nessa sintetização adiciona-se vidro, cristal e acrílico que podem ganhar inúmeros formatos, tamanhos e cores. Na escala Mohs, que quantifica a dureza dos metais, os cristais alcançam em torno de 7, enquanto o diamante, primeiro na categoria, possui a dureza 10.

Conhecendo as zircônias:

Já as zircônias possuem dois tipos: a baddeleyíta, que é um mineral raro e natural, e as zircônias cúbicas, sintetizadas em laboratório com a intenção de imitar o diamante. Não perde o brilho em contato com a água e é muito resistente. Assim, pode ser cravejada nas joias. É uma pedra de excelente qualidade, hoje, considerada a melhor imitação de diamantes já produzida e alcança 8 na escala Mohs. Elas apresentam um alto grau de dureza, além de ser possível criar peças com cores diferentes e com muitas possibilidades de lapidação ao contrário do diamante.

Uma excelente opção para eventos com trajes de gala em que se queira um brilho especial, as zircônias são uma excelente opção. Já para anéis de noivado ou formatura em que se procura exclusividade e personalidade, diamantes são bem-vistos.

Em nosso site você encontra diversas peças produzidas com zircônias para diversas ocasiões! Por exemplo: brincos, colares, berloques, anéis, alianças e muitos outros!

Já que está aqui, que tal ler outros artigos?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

plugins premium WordPress