Cuidados com a Prata 925

Índice

7 cuidados com a prata 925 que você precisa ter!

Existem diversos tipos de prata e cada um requer cuidados para que fiquem sempre bem conservadas. Os cuidados com a prata 925, por exemplo, são simples, mas extremamente necessários para manter a sua joia com a beleza de quando a adquiriu. Manter os cuidados em dia com a prata 925 é garantia não só de beleza, mas de durabilidade. Então, se você procura saber quais são os 7 principais cuidados com a prata 925, fique atento ao nosso conteúdo!

Em nosso post, buscaremos explicar quais são os agentes químicos que podem danificar a prata, quais ações devem ser evitadas e quais atitudes são importantes para cuidar da prata 925. Manchas, escurecimentos, aspecto fosco e muito mais serão tratados aqui.

1. Evite tomar banho com a prata 925

Muitas pessoas se perguntam se pode tomar banho com prata, e a resposta mais simples é: evitar! O ideal é não tomar banho ou molhar a joia de prata 925, isso porque os produtos químicos contidos na água podem prejudicar a qualidade da peça. É comum observar que após muitos banhos a prata ficará escurecida, esse problema se dá em razão de componentes comuns na água tratada, como o cloro.

2. Armazene a prata 925 adequadamente

Um cuidado com a prata 925 extremamente necessário é a forma como você a guarda. É importante ter um local específico destinado ao armazenamento e, além disso, algum tipo de saquinho que a proteja. Não guardar muitos acessórios juntos é igualmente essencial, evitando que eles fiquem riscados ao entrar em contato uns com os outros.

3. Evite piscina ou mar

Talvez esta seja o motivo mais comum pelo qual os acessórios de prata 925 escurecem: banhos de mar e piscina. O mar tem muito sal e a piscina excesso de cloro, dois elementos que oxidam a prata, deixando-a escura e fosca. Evite molhar a prata 925 a qualquer custo, embora o que a estrague não seja a água em si, mas os produtos integrados a ela, por isso esse cuidado é essencial.

4. Retire o acessório antes de dormir

Retirar a joia de prata 925 antes de dormir irá garantir maior durabilidade da peça. Quando dormimos, fazemos movimentos bruscos e imprevistos dos quais não temos controle consciente, alguns deles podem arranhar ou danificar mais seriamente os acessórios.

Aliás, imagina também dormir e acordar com o cabelo todo enroscado no seu colar ou a pulseira desfiar o lençol caso tenha algum pedacinho mais áspero? Não seria nada legal.

5. Tire a prata para fazer atividade física

Se você quer manter suas peças lindas para sempre, um cuidado com a prata 925 mais que necessário é não praticar atividades físicas com elas. É imprescindível que você retire a joia antes de qualquer atividade que te faça produzir suor. O suor é composto de sais minerais que podem danificar o material, deixando-a porosa e escura com o passar do tempo. É claro que esquecer um dia ou outro não faz mal, mas se policiar é importante, não acha?

6. Limpe corretamente seus acessórios

A limpeza das joias é fundamental para garantir a beleza do item, seja ele de qual material for. Assim também é com a prata 925, a qual deve ser limpa apenas com uma flanela fina, sem acréscimo de água ou outros produtos. Deixe uma flanela junto à sua gaveta ou caixinha de joias, dessa maneira, você pode deixá-la brilhando.

Aqui, na Céu de Prata, deixamos dicas de como limpar joias de prata. Que tal conferir?

7. Não use perfumes em cima da prata

Uma das causas mais comuns para o escurecimento da prata 925 é o uso de perfumes. As pessoas acabam se esquecendo que os cosméticos são repletos de agentes químicos que podem prejudicar suas joias. Evite ao máximo passar perfumes os cremes em cima, para isso, retire as peças, passe seus produtos estéticos e recoloque as joias depois de algum tempo.

Agora que você já conhece os 7 principais cuidados com a prata 925, já entendeu que o principal problema é o escurecimento dos acessórios, mas você sabe por que isso acontece? Não? Nós te explicamos!

Por que a prata 925 escurece?

Todos os cuidados com a prata são necessários e, depois de ler nossas 7 dicas, talvez você tenha percebido que muitos dessas precauções estão relacionadas aos componentes químicos que entram em contato com as peças, não é?

Se sim, você tem toda razão! A prata é um elemento químico e se colocada em contato com outras substâncias será modificada. Geralmente, o que percebemos é a alteração da cor e da textura da peça, que pode ficar mais grosseira e porosa.

Os elementos que mais causam danos aos acessórios são o cloreto de sódio, ele cria uma camada de sulfato sobre a prata 925 que resulta no escurecimento da peça. Um outro problema é o aparecimento de manchas causado pela oxidação do ácido úrico, o cloro e o enxofre. Sendo assim, tudo que conter esses agentes químicos devem ser evitados.

É claro que alguns elementos estão presentes no ar e em hábitos comuns do dia a dia, como tomar banho e lavar a louça. Nesse caso, é fundamental estar sempre atento para garantir os cuidados necessários com a prata 925 e retirar as joias antes de realizar qualquer ação desse tipo. Somente assim você terá sua prata 925 conservada e belíssima por muito tempo!

E aí, gostou das dicas da Céu de Prata sobre os cuidados com a prata 925? Esperamos ter respondido as principais dúvidas para te ajudar a ter joias lindas por muito mais tempo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

plugins premium WordPress