Por que a prata escurece e como limpar minhas joias?

Índice

O ser humano, desde o início das civilizações, criou o hábito de usar adornos e joias para compor o seu visual. Com o passar dos anos, a prata ganhou destaque por seu brilho e durabilidade.

Contudo, a utilização diária desencadeia um processo de oxidação natural que ocasiona o escurecimento dessas peças. Neste artigo vamos explicar alguns fatores que aceleram a oxidação natural da prata!

A primeira pergunta que precisamos responder é: por que a prata escurece? Metais nobres, em geral, sofrem com a oxidação causada pelo contato com outros elementos, como o oxigênio, por exemplo. Esse processo químico gera a perda da coloração original e ocasiona o escurecimento das peças.

Além do oxigênio, o contato com outras substâncias presentes no dia a dia também oxida as peças. Cremes, perfumes, o suor e até mesmo as toxinas que seu organismo libera de acordo com o seu estado de humor desencadeiam o processo de oxidação.

Kit de dois Colares de Prata

O nosso corpo está em constante reação química, em dias mais estressantes liberamos mais toxinas, assim como a produção de suor durante atividades físicas ou dias de sol também liberam sais minerais que escurecem as pratas. A boa notícia é que essa camada de oxidação é superficial e não afeta a qualidade da peça! Basta saber como limpar e suas joias estarão novas outra vez!

O porta-joias é uma excelente opção para manter suas joias protegidas por mais tempo!

Vamos aprender como limpar as peças que oxidaram e torna-las reluzentes outra vez!

Vale ressaltar que existem peças em prata já oxidadas que possuem extrema beleza e alto valor no mercado. Isso acontece quando a própria estética da peça é baseada em coloração mais escura e o processo de produção oxida intencionalmente, por isso, esse tipo de joias é também mais resistente a este processo natural.

Agora que você já sabe o que causa a oxidação e como evitar o escurecimento das joias, a primeira dica é bem simples e pode ser utilizada com um simples produto de uso diário: pasta de dente branca. Basta que você passe um pouco de pasta de dentes em uma escova velha com cerdas macias e esfregar toda a superfície da peça, como também utilizar um algodão para espalhar a pasta em caso de peças com menos detalhes. Assim que estiver brilhando, lave com água morna e seque com um pano macio.

Prata antes do processo de limpeza
Joia de prata antes do processo de limpeza
Prata depois do processo de limpeza
Joia de prata depois do processo de limpeza

A segunda dica é a utilização de bicarbonato de sódio com água. Para isso, basta aquecer um pouco de água até que a temperatura fique morna. Em seguida, adicione uma colher de chá de bicarbonato e mergulhe sua joia na mistura, aguardando alguns segundos até ela voltar a brilhar. Seque com um pano macio ou flanela. Lembre-se sempre de evitar esponjas ou outros materiais ásperos na hora de limpar suas peças!

Você também pode comprar uma Flanela Mágica para limpar sua prata.

“Essa flanela tem agentes próprios de limpeza. Basta esfregar a sua joia até alcançar o brilho que deseja. Ao utilizá-la para polir suas peças, ela vai retirar a sujeira do metal e ficará escura conforme o uso.

Flanela Mágica para limpeza da prata
Flanela Mágica – Céu de Prata

A última dica é de um método muito delicado e só deve ser utilizado em peças específicas, lisas, sem pedras, gravações ou esmaltadas.

O Monzi é um líquido forte, que quebra o aspecto escurecido das joias e deixa tudo branco, por isso, utilize apenas em pulseiras e correntes lisas, alianças sem gravação, berloques e anéis lisos. Também não utilize nas joias com prata envelhecida.

Agora que você sabe tudo sobre os processos de oxidação das suas joias de prata, como evita-lo e o que fazer quando precisar limpar as joias basta manter suas joias protegidas por mais tempo. Assim, você valoriza o seu look e tem suas joias mais brilhantes e elegantes!

Conheça também as joias rodinadas, com uma camada extra de proteção contra riscos e oxidação. Descubra também outras cuidados com suas joias de prata aqui!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

plugins premium WordPress